segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mentes Brilhantes: Final em Erechim

O mercado é amplo e os salários são atrativos. No entanto, como entender a falta de interesse por parte dos estudantes pela área de Tecnologia da Informação? Os especialistas entendem que falta, ainda, um maior entendimento sobre essa profissão e a sua importância no cenário mundial.
Por isso, depois de lançar o projeto TecnoURI, que visa treinar alunos para virem a atuar nessa área, em parceria com empresas, a URI-Campus de Erechim sediou mais um evento com esse fim, ou seja, encontrar talentos dentro das escolas dentro do Ensino Médio. Foi através do projeto Mentes Brilhantes, realizado pelo Curso de Ciência da Computação, numa iniciativa do PóloSul, uma organização com sede em Passo Fundo.

No dia 11/11/2011, o Ginásio de Esportes da URI recebeu um grande número de alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, que participaram da fase final do projeto que está sendo realizado pelo quarto ano. O objetivo foi mostrar, mais uma vez, aos estudantes a importância da TI (Tecnologia da Informação) em todas as atividades profissionais e o crescimento deste setor na economia.

O evento igualmente quer aumentar a quantidade de estudantes na área de Tecnologia da Informação em todos os níveis, estimular o interesse por informática e programação de computadores, elevar o nível de raciocínio matemático nas escolas de Ensino Médio e identificar talentos em raciocínio matemático e resolução de problemas. O projeto “Mentes Brilhantes” também tem a finalidade de valorizar os alunos com habilidades de raciocínio, facilitando sua interação e inclusão.

Este é o segundo ano consecutivo que o evento está sendo realizado na URI-Campus de Erechim, com a coordenação do Curso de Ciência da Computação.

Na fase final, realizada na URI, os estudantes formaram equipes com seis integrantes por escola e participaram de provas de lógica e atividades culturais. Cada escola apresentou uma atividade artística que contou pontos para a final, assim como a melhor torcida.

A coordenação do evento foi da professora Carla Castanho, do Curso de Ciência da Computação, com o apoio da coordenação e professores deste Curso, bem como da Direção da Universidade e da Coordenadoria Regional de Educação.

As três melhores equipes da fase final receberam os seguintes prêmios: 1º lugar - (um projetor multimídia para a escola, troféu e medalhas) para a Escola Barão do Rio Branco; 2º lugar – (um netbook para a escola, troféu e medalhas) para a Escola Haidée Tedesco Reali; 3º lugar – (troféu e medalhas), para a Escola São José.

O projeto “Mentes Brilhantes” contou, neste ano, com o apoio das seguintes empresas: Wonder Sistemas, Organiza Soluções em Software, Astrusweb, System Processamento, Agro 1- Tecnologia em Informática e Compasso Soluções/POA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário